terça-feira, 16 de julho de 2013

O que as Empresas Bem Sucedidas Têm que as Outras Não Têm


 
 
A edição especial “As melhores empresas para você trabalhar”, publicada regularmente pela revista Exame, tem mostrado que as melhores empresas para os funcionários são, também, as melhores em lucratividade e produtividade. Podemos então concluir que as empresas bem sucedidas têm, principalmente, funcionários e clientes satisfeitos.

 

O que, então, toda empresa deve fazer para ter funcionários e clientes satisfeitos?

 

Uma das melhores resposta que encontramos é a do consultor dinamarquês  Clauss Möller, que diz o seguinte:

 

“Coloca os funcionários em primeiro lugar, para que eles façam o mesmo com os clientes da empresa

 

 

Conforme disse o diretor-executivo do Hay Group, Vicente Gomes, as grandes empresas nacionais e internacionais já perceberam a importância de um bom ambiente de trabalho para a produtividade. "70% dos resultados dos negócios são influenciados por uma boa gestão do clima organizacional" (1)

 

Pesquisas feitas pela Great Place to Work Institute (2) provam que aspectos como salário e benefícios estão longe de figurar entre os fatores mais importantes na constituição desse local propício à produtividade e à inovação. As melhores empresas para trabalhar têm em comum, como traço determinante de sua cultura, o fato de desenvolverem relacionamentos baseados em confiança. Embora cada empresa seja absolutamente única e, portanto, diferente de todas as outras, qualquer empresa, de qualquer porte e em qualquer lugar, pode se tornar um excelente lugar para trabalhar caso adote práticas que criem um círculo virtuoso de confiança.

 

O que mostram as Pesquisas de Clima Organizacional? (3)

Pesquisas de clima evidenciam o fato de que as melhores organizações têm profissionais mais competentes e bem humorados. A Pesquisa de Clima objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

 

As empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e exclusivamente de seus Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização.  Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação, utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo índice pode chegar a 60%. As empresas precisam manter o índice de motivação de seus colaboradores o mais elevado possível de forma que este valor passe a ser um dos seus indicadores de resultado.

 

É importante dizer que a Pesquisa de Clima deve sempre estar coerente com o planejamento estratégico da organização e deve contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:

 

O trabalho em si – com base nesta variável procura-se conhecer a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho, horário, distribuição, suficiência de pessoal, etc;

 

Integração Setorial e Interpessoal – avalia o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os diversos departamentos da empresa;

 

Salário – analisa a existência de eventuais distorções entre os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos por outras empresas;

 

Estilo Gerencial – aponta o grau de satisfação do funcionário com a sua chefia, em termos de competência, feedback, organização, relacionamento, etc;

 

Comunicação – buscar o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc;

 

Desenvolvimento Profissional – avalia as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a empresa oferece;

 

Imagem da empresa – procura conhecer o sentimento das pessoas em relação à empresa;

 

Processo decisório – esta variável revela uma faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas decisões;

 

Benefícios – apura o grau de satisfação com relação aos diferentes benefícios oferecidos pela empresa;

 

Condições físicas do trabalho – verifica as condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais;

 

Trabalho em equipe – Mede algumas formas de participação na Gestão da empresa;

 

Orientação para resultados – Verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pela obtenção de resultados.

 

Não existe uma Pesquisa de Clima padrão. Cada empresa adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura de seus funcionários.

Para que a empresa tenha sucesso na mensuração do clima organizacional é necessário: credibilidade no processo, sigilo e confiança.

 

Atitudes dos empregados e o desempenho da empresa

Um exemplo bastante significativo é o da Sears. Após diversos estudos, os profissionais da Sears chegaram à seguinte conclusão, com relação ao índice que mede a atitude dos empregados:

 

Melhorias de Cinco Pontos nas atitudes dos empregados induzirão a um aumento de 1.3 pontos na satisfação dos clientes, o que, por sua vez, resultará em aumento de 0,5 % nas receitas.

 

Pesquisa da ISR (4) revela que companhias que possuem colaboradores comprometidos apresentam melhores resultados financeiros. A descoberta mais importante foi a diferença de quase 52 % no aumento do lucro operacional ao longo de um ano, entre companhias com colaboradores altamente comprometidos versus companhias cujos colaboradores tiveram baixos índices de comprometimento.

Companhias de alto comprometimento tiveram um aumento de 19,2 %, enquanto companhias de baixo comprometimento tiveram uma redução de 32,7 % no lucro operacional ao longo do período em estudo.

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1. Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/bom-ambiente-de-trabalho-e-cada-vez-mais-valorizado-como-identifica-lo/15062/ Consultado em 25/04/2008

2. As 100 melhores empresas para trabalhar na América Latina – HSM Management – Maio/Junho 2010 – pág, 34 – Como e por que construir essa excelência, por José Tolovi Jr – CEO Mundial da Great Place to Work Inc. e Ruy Shiozawa – CEO do Great Place to Work Institute Brasil.

3.Excertos do artigo de Washington Sorio - washington.sorio@globo.com  publicado no site http://www.guiarh.com.br/x28.htm -  Consultado em 16/05/2010

4. The Employee – Customer Profit Chain at Sears – in “Havard Business – Revie”, JN – Feb 1998.

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