A edição especial “As melhores empresas para você trabalhar”, publicada regularmente pela revista Exame, tem mostrado que as melhores empresas para os funcionários são, também, as melhores em lucratividade e produtividade. Podemos então concluir que as empresas bem sucedidas têm, principalmente, funcionários e clientes satisfeitos.
O que, então, toda empresa
deve fazer para ter funcionários e clientes satisfeitos?
Uma das melhores resposta que encontramos é a do
consultor dinamarquês Clauss Möller, que
diz o seguinte:
“Coloca os
funcionários em primeiro lugar, para que eles façam o mesmo com os clientes da
empresa”
Conforme disse o diretor-executivo do Hay Group,
Vicente Gomes, as grandes empresas nacionais e internacionais já perceberam a
importância de um bom ambiente de trabalho para a produtividade. "70% dos
resultados dos negócios são influenciados por uma boa gestão do clima
organizacional" (1)
Pesquisas feitas pela Great Place to Work Institute (2) provam que aspectos como salário e
benefícios estão longe de figurar entre os fatores mais importantes na
constituição desse local propício à produtividade e à inovação. As melhores
empresas para trabalhar têm em comum, como traço determinante de sua cultura, o
fato de desenvolverem relacionamentos baseados em confiança. Embora cada
empresa seja absolutamente única e, portanto, diferente de todas as outras,
qualquer empresa, de qualquer porte e em qualquer lugar, pode se tornar um
excelente lugar para trabalhar caso adote práticas que criem um círculo
virtuoso de confiança.
O que
mostram as Pesquisas de Clima Organizacional? (3)
Pesquisas de clima evidenciam o fato de que as
melhores organizações têm profissionais mais competentes e bem humorados. A
Pesquisa de Clima objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que
configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da
apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
As empresas devem, cada vez mais, melhorar seus
índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e
exclusivamente de seus Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos
valores compartilhados com a organização.
Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação,
utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em
setores/áreas/empresas onde encontramos colaboradores motivados este mesmo
índice pode chegar a 60%. As empresas precisam manter o índice de motivação de
seus colaboradores o mais elevado possível de forma que este valor passe a ser
um dos seus indicadores de resultado.
É importante dizer que a Pesquisa de Clima deve
sempre estar coerente com o planejamento estratégico da organização e deve
contemplar questões de diferentes variáveis organizacionais, tais como:
O trabalho
em si – com base nesta variável
procura-se conhecer a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho,
horário, distribuição, suficiência de pessoal, etc;
Integração
Setorial e Interpessoal – avalia o
grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os
diversos departamentos da empresa;
Salário – analisa a existência de eventuais distorções entre
os salários internos e eventuais descontentamentos em relação aos salários pagos
por outras empresas;
Estilo
Gerencial – aponta o grau de
satisfação do funcionário com a sua chefia, em termos de competência, feedback,
organização, relacionamento, etc;
Comunicação – buscar o conhecimento que os funcionários têm
sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc;
Desenvolvimento
Profissional – avalia as
oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e carreira que a
empresa oferece;
Imagem da
empresa – procura conhecer o
sentimento das pessoas em relação à empresa;
Processo
decisório – esta variável revela uma
faceta da supervisão, relativa à centralização ou descentralização de suas
decisões;
Benefícios – apura o grau de satisfação com relação aos
diferentes benefícios oferecidos pela empresa;
Condições
físicas do trabalho – verifica as
condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral,
riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais;
Trabalho em
equipe – Mede algumas formas de
participação na Gestão da empresa;
Orientação
para resultados – Verifica até que
ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem
efetivamente pela obtenção de resultados.
Não existe uma Pesquisa de Clima padrão. Cada empresa
adapta o questionário à sua realidade, linguagem e cultura de seus
funcionários.
Para que a empresa tenha sucesso na mensuração do
clima organizacional é necessário: credibilidade no processo, sigilo e
confiança.
Atitudes
dos empregados e o desempenho da empresa
Um exemplo bastante significativo é o da Sears. Após
diversos estudos, os profissionais da Sears chegaram à seguinte conclusão, com
relação ao índice que mede a atitude dos empregados:
Melhorias de Cinco Pontos nas atitudes dos empregados induzirão a um
aumento de 1.3 pontos na satisfação dos clientes, o que, por sua vez, resultará
em aumento de 0,5 % nas receitas.
Pesquisa da ISR (4)
revela que companhias que possuem colaboradores comprometidos apresentam
melhores resultados financeiros. A descoberta mais importante foi a diferença
de quase 52 % no aumento do lucro operacional ao longo de um ano, entre
companhias com colaboradores altamente comprometidos versus companhias cujos
colaboradores tiveram baixos índices de comprometimento.
Companhias de alto comprometimento tiveram um aumento
de 19,2 %, enquanto companhias de baixo comprometimento tiveram uma redução de
32,7 % no lucro operacional ao longo do período em estudo.
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1. Fonte: http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/bom-ambiente-de-trabalho-e-cada-vez-mais-valorizado-como-identifica-lo/15062/
Consultado em 25/04/2008
2. As 100
melhores empresas para trabalhar na América Latina – HSM Management –
Maio/Junho 2010 – pág, 34 – Como e por que construir essa excelência, por José
Tolovi Jr – CEO Mundial da Great Place to Work Inc. e Ruy Shiozawa – CEO do
Great Place to Work Institute Brasil.
3.Excertos do
artigo de Washington Sorio - washington.sorio@globo.com publicado no site
http://www.guiarh.com.br/x28.htm -
Consultado em 16/05/2010
4. The Employee –
Customer Profit Chain at Sears – in “Havard Business – Revie”, JN – Feb 1998.
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